A Primeira Biblioteca do bebé
O bebé está a caminho? O bebé já cá está? Seja qual for o momento, vamos deixar aqui as dicas mais importantes na hora de montar a primeira biblioteca do bebé.
Dica 1: Diversidade
Diversidade não significa ter muitos livros. Podem apenas ter 10 livros e a diversidade estar presente ou podem terem 30 livros e não oferecerem diversidade.
Quando se fala de diversidade literária para pensar a biblioteca do bebé temos em mente alguns pontos:
-Qualidade do texto
-Qualidade da ilustração
-Formato do livro
-Estilo literário
-Materialidade do livro
Dica 2: Qualidade
Os primeiros livros com que o bebé irá conviver merecem que o fator qualidade seja o mais importante, mas como saber se um livro tem qualidade?
Este é sem dúvida, um dos pontos mais sensíveis da literatura. Talvez possamos pensar assim:
Qualidade não significa:
. gostar/não gostar
. ser sucesso de vendas/não ser sucesso de vendas
. estar em todas as prateleiras dos supermercados/apenas estar em livrarias
. ser recomendado/não ser recomendado
. ser deste escritor/ser deste ilustrador
. ser desta editora/não conhecer a editora
.tem muitas cores/tem poucas cores
.tem folhas grossas/tem folhas finas
Talvez não haja um conceito para definir a "Qualidade", mas no momento em que abrimos um livro destinado aos bebés, pode ajudar ter em mente:
.Que tipo de leitura é a leitura que quero partilhar com o bebé? Uma leitura cúmplice, uma leitura de deleite, uma leitura de afeto, uma leitura melódica, uma leitura que oferece a quem lê e a quem ouve prazer.
.Que bebé é esse que está a minha frente?
.Que leitor sou eu?
.Que mundos quero ler com esse bebé?
.Que direitos tem este bebé como leitor?
Dica 3: Não subestime o bebé enquanto leitor
Desde cedo que o bebé se conecta à voz de quem o cuida. Ele está atento a tudo, os seus sentidos estão despertos para integrarem de senso o que o rodeia.
O bebé está à espera de uma voz que o guie, e essa voz terá um papel fundamental na construção das suas memórias, na construção da sua voz.
Não subestime o bebé que tem à sua frente, ele gosta do poder das palavras, da melodia das frases, da métrica dos textos. Ele está pronto para partilhar boas leituras consigo.
Dica 4: Escolha livros que o bebé gosta e que você também gosta
A parte de escolher livros que você gosta talvez não coloque muitas questões mas como escolher livros que o bebé gosta?
O bebé pode não falar mas o corpo dele interage enquanto lhe é lido um livro. Esteja atento ao seu olhar, às suas mãos, à sua respiração, ao modo como se aconchega no seu colo, na vontade que tem em querer agarrar ou querer meter na boca. Como reagiu quando viu o livro? Quando tem os livros à sua disposição há algum que goste mais? Que tenta abrir mais vezes? Que lê sozinho?
São estes pequenos grandes detalhes que vos vão tornar cúmplices na hora da leitura!
Nota: Muitos adultos redefinem os seus gostos leitores ou tornam-se eles próprios leitores ao lerem com os seus filhos. Afinal, os filhos colocam-nos o olhar noutros horizontes!
Da próxima vez que olhar para um livro destinado aos bebés não se esqueça desses pontos. Se não se sentir confiante procure em livrarias especializadas, pesquise um pouco em sites sobre literatura infantil.
#upaeditora #lij #lijportugal #picturebooks #instabooks #bookstagram #illustration #albumilustrado #books #bebeleitor #leituracombebes #lercombebes
Sugestão de Livros para a Primeira Biblioteca do Bebé:
Outros temas de Interesse: